Spice up your life - Post 6


Olá a todas!
Friozinho, hummmmmmmmmm, delícia...
A coluninha Spice up your life (para quem não sabe, veja aqui) ficou abandonada, mas não esquecida! Mês passado não saiu e hoje tá muito longe do dia 10 (#mega/super/atrasada#).


Mas eis que eu me animei e me armei de disposição para pesquisar umas coisas bem legais sobre a escolhida de hoje: Canela.
“ Minha bem amada, minha irmã, jardim secreto e fonte lacrada, teus rebentos são como um bosque de romãs repletos de essências raras, o nardo e o açafrão, o cálamo, a árvore-de-incenso, a mirra e o aloé, o cinamomo, os mais delicados arômatas...”  
Assim o Cântico dos Cânticos de Salomão evoca a canela, ou cinamomo, designação de seu nome grego Kinnamom e de seu nome científico (Cinnamomum zeylanicum).



A caneleira  é uma pequena árvore que pertence à família Lauraceae. É nativa do sul da Ásia. A canela é uma especiaria obtida da parte interna da casca do tronco, sendo considerada a rainha das cascas. É muito utilizada na culinária como condimento e aromatizante e na preparação de certos tipos de chocolates e licores. Na Medicina era conhecida por 'curar' resfriados. Seu sabor e aroma intensos são bem interessantes.



A canela é conhecida desde a antiguidade e juntamente com a pimenta, era a especiaria mais cara e mais cobiçada. Foi tão valorizada que era considerada um presente a monarcas e outros dignitários.
Alguns estudos nos Estados Unidos indicam que o uso diário de uma colher de chá de canela reduz significantemente o açúcar no sangue e melhora a taxa de colesterol (LDL e triglicerídeos). Os efeitos, que podem ser conseguidos ao utilizar canela em chás, beneficiariam também os diabéticos. Há estudos em andamento monitorando a questão do efeito da canela no controle da pressão arterial. Talvez um resgate de muitas de suas funções medicinais, pois a maioria das especiarias “perderam” suas propriedades medicinais e são utilizadas somente na culinária.
Mas no caso da canela, se estende também a decoração, dando um charme, seja rústico ou sofisticado, e melhor, com um cheirinho delicioso.






Fontes: CanelaBenefícios
MARIE PELT, J. Especiarias e Ervas aromáticas. História, botânica e culinária. Jorge Zahar Editor. RJ. 2002.

Quem quiser dar uma espiada nas anteriores é só clicar:

Espero que tenham curtido! 
E por falar em curtir, dá uma espiada ali ao lado na página do bloguito no face.


  1. Amiga
    Nunca había visto la canela en la decoración que linda se ve amarrada en la servilleta
    Cariños

    ResponderExcluir
  2. Oiii Rê!
    eu AMO canela, o aroma e o sabor é uma delicia, banana com canela... huuuuummmm

    E, nossa sua mãe era (é) costureira, que legal! A minha mãe nos criou com as suas costuras, nos criou e nos vestiu kkkk, hoje ela ainda ama costurar, mas devido aos netos que ela sempre tem que ajudar, ela não tem mais tempo rsrs

    Um ótimo domingo!

    Bjoos :)

    ResponderExcluir
  3. Sou a chata que a enxaqueca não deixa ficar muito perto de lugares/coisas com cheiros muito fortes ou o gosto por comidas não vai muito pro lado apimentado da vida.... mesmo assim obrigada pela dica ;)

    Bom domingo

    ResponderExcluir
  4. └──●►
    Bom dia de domingo, vim deixar meu abraço, mais uma vez dar meus parabéns pelo post e por sua presença
    amiga no meu Cantinho, bjusss!!
    Humm que cheirinho dessa canela adoroooo
    └──●►

    Se um dia errei,aprendi com o Tempo
    Que a minha maior virtude,é reparar
    a Tempo meu erro.

    (Rita Sperchi)
    └──●►

    ResponderExcluir
  5. Oi Rê!
    Eu fiquei sem passar na net no finde e quase perco o cheirinho
    de canela.:)
    Eu adoro...
    E combina muito com as artes mesmo!
    Adorei o post :)
    bjs,ótimo início de semana!

    ResponderExcluir
  6. Olá, a canela tem uma aroma maravilhoso adorei as sugestões. O modelo para guardanapos ficou maravilhoso. Adorei seu cantinho.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir

Olá a todos que visitam o Casa da Rê. Adoro seus comentários.
Se você gostou comenta aí, que eu vou ficar muito feliz.
Se você tem blog, pode me esperar que com certeza irei retribuir a visita.
Se não tem blog deixe seu e-mail que irei retribuir também e agradecer da mesma forma.
Seja muito bem vinda pois a casa é nossa!!!!!!

" Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." - Charles Chaplin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...