Era feliz e não sabia

Nessa semana eu coloquei no Facebook assim:


"Ai, ai, é por isso que eu não vejo mais novela.... leio aqui no ilustre facebook que a tal da personagem da Marina Ruy Barbosa vai morrer (de morte morrida) em pleno casamento. Depois vai voltar em forma de fantasma para assombrar o noivo (?). Tudo isso porque a menina não quis cortar a cabeleira ruiva linda de morrer?? Será vingança?
E pensar que o Walcyr Carrasco é autor de novelas maravilhosas como O cravo e a Rosa, Chocolate com Pimenta e Alma Gêmea....
Walcyr, volta pro horário das 18:00, pois o das 21:00 não está te favorecendo!!!!!"

Quem concorda comigo? Em todos os aspectos? ahahahaha

Aí eu fiquei pensando: não se faz mais novela como antigamente....

Sou do tempo (olha como eu sou véia srsrsrs) de "Que rei sou eu?", "Mulheres de areia" e "A viagem". Isso só para lembrar de algumas das realmente velhas! Amava essas novelas, a gente se sentava no sofá da sala para assistir os capítulos. Simples assim.

Quem não amava o Jean-Pierre e odiava o Ravengar? Eu tinha até medo.... E que linda a Cláudia Abreu de Princesa!




Além de ter um pano de fundo fantástico, tinha muitas cenas de luta e capa e espada, figurinos impecáveis e ótimas atuações. Quase todo o elenco estelar da globo está na novela (Edson Celulari, Marieta Severo, Aracy Balabanian, Stênio Garcia, Cláudia Abreu, isso só para citar alguns). E ainda tinha história! Mas do que isso, tinha uma história política e uma crítica social absurda (no bom sentido). Tinha a rainha manipulada pelos conselheiros corruptos, o príncipe bastardo, uma dama da corte com ideias feministas, um mendigo coroado como o rei .... tudo isso dirigido por Jorge Fernando. 
Não dá, né? Tinha que ser mesmo ótima! 

Depois dessa, eu me lembro claramente de "Mulheres de Areia". 
Pra mim, a melhor novela de todos os tempos. 
Ver Gloria Pires interpretando Ruth e Raquel é uma coisa de arrepiar! Num determinado momento da trama em que ela interpreta as gêmeas fingindo ser a outra, é que a gente vê que a Glória Pires realmente pode ser considerada a maior atriz do país. Lembro que na época a gente ficava louca babando pelo cabelão lindo da Glória Pires hehehe



Sei que a novela já foi reprisada, mas li na Wikipédia que foi feita uma nova classificação etária (12 anos) que proíbe a emissora de exibir novamente a novela num horário de antes das 20h, alegando que tem o objetivo de "prevenir danos a crianças e adolescentes em possíveis exibições futuras". Acho isso mega escroto, pois tem muito mais putaria sendo exibida por aí e na internet sem qualquer censura. Enfim....

A novela "A viagem", de 1994, é uma prova de que quando a globo quer uma coisa, ela consegue! A trama fala de reencarnação, vida após a morte, espiritismo, sem ser estereotipada, mentirosa e preconceituosa, sabem? Fala do "Nosso lar", do "Vale dos suicidas", todas essas coisas que são familiares aos espíritas, mas desconhecidas do público comum. Amo a música de abertura, na voz do Roupa Nova (o teu amor chamou, eu regressei....).   


Essas são das "mais velhas". 
Já das "mais novas" eu gosto muito das próprias novelas do Walcyr Carrasco. 
O cravo e a rosa, Chocolate com pimenta e Alma gêmea. Cabocla não era dele, mas também curtia (já li até o livro do Ribeiro Couto). 
Epa, perái, só gosto de novela de época?

Me pergunto como ele pode "estrear" no horário "nobre" de forma tão chata e pouco impactante como essa tal de Amor à vida? Que saco! Uns poucos pedaços que eu vi ou li, fica até parecendo que ele quer imitar a forma meio dramática de escrever do Manoel Carlos. Sei lá, é o que me vem na mente...
Até quem curte novela, fala que ela é chata, mas acaba vendo kkkkkk isso que eu não entendo!

A própria situação de raspar o cabelo da ruiva (linda, por sinal), que correu a mídia nas últimas semanas. Pra mim, puro marketing!
Pô, nada a ver, o Manoel Carlos já fez isso! 
E diga-se de passagem, acho a Carolina Dieckman super chata, mas que emocionou, emocionou! 
Agora, essa história da morte no altar, e a menina voltar para assombrar o noivo foi a coisa mais bizarra que eu já vi. A novela é espírita? Se for, não está tratando o tema de forma convincente. Pelo menos, não para mim. 
Queria sinceramente que ele voltasse para as novelas de época, que são sempre mais bem cuidadas.

E aí, vcs curtem novelas?
Gostavam mais das antigas ou das mais novas? 



  1. Oi Rê!
    Adorei o seu post!
    Sabe a última novela que assisti inteirinha e gravava para não perder? Que rei sou eu.
    ADOREI a novela!
    Passou no canal VIVA gravei de novo rs

    Depois só assisti um capítulo ali outro aqui de algumas rs
    Hoje em dia não vejo mais novelas,tudo chato ! N
    Não tenho paciÊncia.
    Ontem por conta de ter lido que a tal noiva viraria um 'fantasma' assisti para ver.
    Achei estranho ...
    Também não acho a CD simpática, mas a cena dos cabelos raspados até hoje é clássica.
    Minha avó que não suportava novelas, adorou o Cravo e a Rosa.
    Aproveito para assistir seriados, bem melhor!
    bjsss
    Se for na Bienal de te falo.
    ótimo final de sábado!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo que vc escreveu. De um tempo pra cá não assisto mais novela. Só via alguns capítulos de Cheias de Charme quando achava legal.
    Bom domingo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Renata, eu concordo com você, não se fazem novelas como antigamente...eram novelas lindas com enredos lindos que nos divertiam, nos faziam torcer pelo personagem "mocinho", ficar com raiva tremenda do vilão, enfim...nos divertiam simplesmente. Hoje em dia não assisto mais novelas, o que se vê é o enaltecimento da maldade, da crueldade mesmo, parece que foram feitas para o telespectador se deleitar com o sofrimento alheio. Muitas vezes uma novela até começa bem, mas no meio desanda, fica sem nexo, sinceramente, não assisto mais! Não tenho saco, prefiro ver uma boa série na TV a cabo. bjossss

    ResponderExcluir
  4. nunca tive o hábito de acompanhar novelas, mas vejo que mudou bastante! rs


    xx

    cabecanasnuvensz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Renata, eu deixei de assistir novela e também Tv faz tempo já.Quando quero, alugo filme, baixo da internet pois não tenho paciência com o que a tv hoje nos impõe...
    Essas novelas que vc disse que adorava eu assisti todas e também as reprises de tão boas que foram.
    Quero aproveitar e agradecer pela sua visita em meu blog e pelo comentário.
    Beijos,
    Cinthia
    www.cinthiafattoamano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

  6. adorei seu post e poder relembrar algumas novelas que gostava muito, apesar de nunca assisti-las inteiras
    eu não costumo assistir novelas. Acostumei a não assistir por alguns motivos e hoje em dia não tenho esse hábito. então não sou dominadora do assunto, vejo alguns pedacinhos, como por exemplo, o início,o meio e o fim. Por conta de discordar sobre o último capítulo de uma outra novela, recebi um comentário enorme de uma blogueira. Ela nunca mais visitou meu blog!!!! Fazer o quê, eu só falei o que sentia, mas descobri que nem sempre isso é possível, então me calei.
    Esse capitulo da menina morrendo na hora do casamento eu vi. Comentei com marido, olha o fruto de não cortar o cabelo (mas existem maquiagens perfeitas de carecas) também achei um pouco de marketing
    Agora, eu adorei quando ela abre a caixa e borboletas aparecem. Pensei, são virtuais, são verdadeiras?depois disso não vi mais. Nem sei se ela aparece para o amor cafajeste da vida dela.
    Ultimamente assisto outros programas e documentários.
    bj
    Zizi

    ResponderExcluir
  7. renata, concordo contigo. Haja paciência para essa novela arrastada, sem dinamismo algum e chata; novelinha chata!
    Depois de Avenida Brasil esta, de verdade!, dificílimo assistir novela na Globo. Mas, te confesso que Amor à Vida ainda esta bem melhor que Salve Jorge.

    Estou revendo Anjo Mau no canal VIVA para não ficar órfã de novela. Até a milésima repetição de Betty, a feia é melhor que as 3 da Globo, que me perdoe, mas precisa reencontrar-se nos folhetins de outrora.

    bjks.

    ResponderExcluir

Olá a todos que visitam o Casa da Rê. Adoro seus comentários.
Se você gostou comenta aí, que eu vou ficar muito feliz.
Se você tem blog, pode me esperar que com certeza irei retribuir a visita.
Se não tem blog deixe seu e-mail que irei retribuir também e agradecer da mesma forma.
Seja muito bem vinda pois a casa é nossa!!!!!!

" Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." - Charles Chaplin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...