Museu Nacional

Olá a todas!

Vcs lembram que eu tinha falado aqui que estava com o pensamento de visitar uns Museus na Cidade do Rio de Janeiro? Então, comecei ontem hehehehe
A cidade é repleta de Museus e a maioria com um precinho muy amigo. Então para quem gosta muito de cultura, acho que é um belo passeio. E super divertido também, ainda mais se vc tem filhos pequenos. Pode acreditar, as crianças adoram tudo o que olham lá.

Ontem fomos almoçar no Centro (no Cedro do Líbano, quem ainda não foi, dá uma olhada no site e vai, que é uma delícia) e estava muito cedo para voltar para casa (afinal, ainda estamos de férias). Como andamos muito de trem (fora do horário de rush é uma beleza....), descemos em São Cristóvão para ir no Museu Nacional. 

Foto da internet

O Museu Nacional é a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Foi criado por D. João VI em 1818 e, inicialmente, sediado no Campo de Sant'Anna, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico no país. Somente a partir de 1892 que o Museu foi para o paço de São Cristóvão, o que lhe deu uma característica ímpar, por estar situado no mesmo local que foi moradia da família real por vários anos. Foi incorporado à Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1946 (site do museu).






Não sei se já falei para vocês: Eu amo placas! Adoro! Em todos os lugares que eu já fui (até aeroporto kkkkk) se tem uma placa, eu tiro uma foto dela! Um dia mostro em outro post. Vai, pode falar que eu sou louca... eu hein.... gostar de placa kkkkkkkkkkkkk

De uns tempos para cá que a universidade está tentando dar um up no museu, que está "em reforma e/ ou manutenção" há vários anos. Pelo menos que eu me lembro, desde a última vez que eu fui lá e olha que tem tempo. Muita coisa está a mostra e muita coisa não. O acervo é gigantesco, mas confesso que fiquei um pouco triste porque parece que o prédio estava muito castigado pelo tempo, sabem? Está com aquelas redinhas azuis em alguns pontos. Por isso mesmo a entrada está 3 reais (quase de graça). Ficamos chateados pois um esqueleto gigante de baleia estava guardado (ou em restauração ou em estudo) e eu me lembro bem que era muito bacana.

Quase não deu para tirar foto lá dentro, primeiro que a louca da máquina resolveu nos deixar na mão; segundo que podia tirar foto só sem flash, e lá é meio escuro, então estava ficando muito ruim. Ah, e o vidro também não estava ajudando muito.....





As melhores exposições são a de História Egípcia e as do Período Jurássico. São também as que as crianças mais gostam. São tantos gritinhos de "Nossa, olha a múmia" "Que dinossauro enorme" que as vezes você se pega rindo sozinha disso também.
Achei muito legal que ontem tinham muitos grupos escolares, de crianças de várias idades. E muitos grupos eram guiados, com as criancinhas sentadinhas no chão ouvindo as mini palestras antes de começarem a visitação. Muito bom, tem que ensinar cultura desde cedo para os pequenos!

E ah, tem uma exposição curtinha, mas que é bem legal, com uns mobiliários antigos. Vale a pena!


E foi isso!

Bjs

Quem quiser: Site
Serviço: Museu Nacional
Quinta da Boa Vista - Bairro Imperial de São Cristóvão
Funcionamento de terça a domingo das 10:00 - 16:00h
Valor do ingresso: 3,00

Bom passeio para quem for! Me conta depois, tá?




  1. Oi Rê!
    Eu estou bem, não se preocupe rsrs
    Estou mais maluca do que pensava.
    Escrevi em dois post diferentes, era para ser no mesmo, com pássaros! rs
    Caso grave de maluquice e óculos rs

    Ao post, antes que sai sem comentar de novo rs
    Tem muito tempo que não vou lá,tanto que nem me lembro.
    Mas me lembrei das coisas conforme foi contando!:)
    A entrada é muito barata mesmo, pelo menos acesso a todos.
    Nos EUA tem uma coisa bem legal nos grandes museus (pelo menos os que conheci rs - adoro museu) tem o dia 'pay what you wish'.
    Quanto você quer pagar? rs
    Essa de mobiliário deve ser bem legal também.
    Almoço legal heim?
    Quando passo lá na frente me lembro de você rsrs

    bjs, adorei o passeio.
    Ah, estou esquecendo...
    As miniaturas 'garram' rs poeira mesmo.
    As que fiz para a minha mãe já foram lavadas algumas vezes.
    Mas acho que ficam muito bacana naqueles quadros tipo vitrine!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiii Rê,
    muuuito bacana, adorei passear com você por aqui!
    aah quero ver as plaquinhas hein, faz um post sobre isso sim :D

    bjoos, eli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eli, poxa, um dia eu faço sim, meio doideira, né? mas cada louca com a sua mania kkkkkkkkkkk
      bjs

      Excluir
  3. oi Renata, que legal que vc mora numa cidade onde existem vários museus. Eu moro no interior de SP, e na minha cidade não tem museu. Só faço este tipo de visita quando viajo, então aproveite e curta as maravilhas de sua cidade.
    bjk.

    ResponderExcluir
  4. oi Rê bom seu passeio cultural, no começo do ano falei sobre conhecer a cidade onde moramos, pq se vamos a Paris com certeza iremos ou Louvre, mas eu moro em São PAulo e nunca fui ao MASP!! ainda não cumpri minha meta mas ao menos a Catedral da Sé eu conheci rsrs.

    bjs

    Gélia

    http://euquefizouquaseisso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, se eu te contar, vc não acredita! Aqui no Rio nunca fui no Cristo, nem no pão de açúcar, só para vc ter uma ideia... então não te culpo srsrsrs, mas bem que queria ir no MASP, e na catedral? com certeza!
      Eu vou tentar fazer um esforço para fazer mais passeios culturais esse ano e conhecer mais as coisas boas da cidade. Faz também e me conta, heim...
      bjs

      Excluir
  5. Renata,oi! =oD
    adoro de paixão o Museu Nacional! Apesar de muito simples e pequeno perto de outros em outros países, suas coleções possuem um significado enorme. Todas as vezes que rumo ao Museu Nacional, sei que vou me deparar com coleções lindas e sempre novidades.
    beijo grande.

    ResponderExcluir

Olá a todos que visitam o Casa da Rê. Adoro seus comentários.
Se você gostou comenta aí, que eu vou ficar muito feliz.
Se você tem blog, pode me esperar que com certeza irei retribuir a visita.
Se não tem blog deixe seu e-mail que irei retribuir também e agradecer da mesma forma.
Seja muito bem vinda pois a casa é nossa!!!!!!

" Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." - Charles Chaplin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...