Amo Veríssimo!




Nada contra quem gosta (que isso fique bem claro).
Mas eu odeio!
Acho uma total e completa perda de tempo, sinceramente me espanta estar no ar há tanto tempo. As vezes penso que realmente falta algo de útil na TV, então, as pessoas acabam vendo qualquer porcaria. 
Outras vezes, juro que nem sei porque o povo vê....

Enfim, quem conseguir ler até o final (o texto é meio loooongo) pode pelo menos refletir com esse texto do Luís Fernando Veríssimo, que eu amo!

"" Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço.
A nova edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.
Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo.
O BBB é a pura e suprema banalização do sexo.
Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros… todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterossexuais.
O BBB é a realidade em busca do IBOPE.
Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido”. Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.
Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível.
Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis? Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.

Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo dia.

Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.
Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGS, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).

Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.
São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais.
E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a “entender o comportamento humano”. Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$ $$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais.
Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.
Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores).

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa…, ir ao cinema…. , estudar… , ouvir boa música…, cuidar das flores e jardins… , telefonar para um amigo… ,·visitar os avós… , pescar…, brincar com as crianças… , namorar… ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade. """

Amo quando ele diz "ou simplesmente dormir" kkkkkkkkkkkkkk

Realmente acho que é mais interessante mesmo!




  1. Remata no lo conocía muy interesante
    Cariños
    Angelica

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê!
    Eu conheço esse texto do Veríssimo (também sou fã dele).
    Também não tenho nada contra quem assiste, eu assisti o primeiro porque era novidade e mesmo assim não tinha paciência para acompanhar.
    Eu não assisto, e ainda acho chato porque as melhores programações passam para um horário mais tarde!.
    Eu já não assisto novela também, então quando meu marido está estudando é a hora que aproveito para ler ou ficar na net, bem melhor acompanhar blogas :)
    Confesso que hoje em dia não tenho muita paciência para assistir TV.
    Na maioria das vezes gravamos para assistir em outro horário.
    E ainda teremos mais edições do BBB por aí!
    Separe muitos livros para ler! :)
    Ou dormir rs

    Falando nisso, o 'A menina que roubava...' estou curiosa para ler, mas apesar de tanta crítica positiva todos estão falando que é uma leitura difícil de passar das primeiras páginas, vamos ver.
    Vou começar pelo Hobbit rs
    bjs, ótima segunda e semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb já ouvi muito isso, que as primeiras páginas são muito densas.
      Mas acho que vou passar e deixar para depois srsrsrs
      bjs

      Excluir
  3. Bem-vinda ao clube... kkkk!
    Ano passado postei um texto da Martha Medeiros... veja:
    http://www.cdecici.com/2012/01/guerreiras-e-herois.html

    Este ano, vi um video hilário:
    http://www.youtube.com/watch?v=utoP2kIf420

    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  4. sou do seu time - detesto BBB. E não conhecia o texto - verissimo sempre arrasa.
    beijo,

    ResponderExcluir
  5. O programa não podia ser pior, os mais de 8 milhões arrecadados são um absurdo e o Veríssimo tem toda a razão. Sou do time (infelizmente, um time pequeno) que troca a TV por um bom livro... e além de ser fã do Veríssimo, também adoro Quintana, que ele sugere no final. É uma pena que este tipo de programação seja tão incentivada e que o povo dê tanta audiência para esta - como muito bem disse o LFV - aberração. Muito bom o post, para refletir mesmo. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, é uma pena que a maioria ainda prefira ver TV ou coisas do tipo BB, mas enquanto estiver dando ibope tão alto, com certeza vai continuar fazendo parte da grade da globo, que aliás vejo cada vez menos, ultimamente só lado a lado e o RJ tv que eu vejo.
      Bjs

      Excluir

Olá a todos que visitam o Casa da Rê. Adoro seus comentários.
Se você gostou comenta aí, que eu vou ficar muito feliz.
Se você tem blog, pode me esperar que com certeza irei retribuir a visita.
Se não tem blog deixe seu e-mail que irei retribuir também e agradecer da mesma forma.
Seja muito bem vinda pois a casa é nossa!!!!!!

" Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." - Charles Chaplin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...