Olá a todas!
Mais uma segundona chegando e depois de três dias de descanso finito dá aquela preguiça, não é mesmo?
Mais uma Spice up your life chegando e quem não lembra do último post pode relembrar aqui ó.
Esse de hoje foi fácil de fazer, pois esses dois estão tão presentes em nossa culinária como o arroz e feijão nosso de cada dia.
O gênero Allium engloba mais de 500 espécies e umas 20 delas são importantes na alimentação humana. O segredo da atração por essas belezas se dá pelo sabor sulfuroso forte e pungente (nossa, que chique, não?).
Mas eu vou falar só um pouquinho das mais famosas (alho e cebola), porque todo mundo já conhece mesmo, não é?
Tem uma reportagem (bem aqui) que cita uma lenda turca sobre a suas origens, que estão entre as primeiras plantas que o homem aprendeu a cultivar há 10 mil anos atrás. Quando Deus expulsou Satanás do paraíso, ele caiu sobre a Terra. Onde o Demônio colocou o seu pé esquerdo nasceu o alho. Onde ele pôs o pé direito brotou a cebola.
As cebolas pertencem a espécie Allium cepa, já o alho, Allium sativum. São tantos membros dessa família que a gente até se confunde (tem cebola, cebolinha verde, alho poró, cebolinha chinesa etc).
Não dá para cozinhar sem alho, seja cru ou cozido, ele vai em todo tipo de prato, principalmente para temperar. Suas propriedades antioxidante e antibiótica o tornam muito importante na nossa alimentação. Além disso, seu uso em vinagretes, molhos ou croutons é praticamente obrigatório.
Ele deve ser guardado em local escuro para evitar que brote.
Já a cebola, faz bem pro coração, já dizia a vovó, mas é a mais pura verdade, pois além de antioxidante e antiinflamatória, ela evita o aumento do colesterol, reduz os níveis de triglicerídeos e estimula o sistema imunológico. Cai bem em tudo: caldos, sopas, molhos, saladas etc. Na verdade eu não conheço ninguém que consiga cozinhar sem alho e cebola, alguém conhece?
Oi Rê! Eu concordo com você, é uma dupla que não pode faltar! Nada como sentir o cheirinho do alho e da cebola fritando...é sinal de que vem coisa boa por aí. Minha avó - coisas de avó mesmo - fazia um chá com alho e cebola e outras coisas rs para gripe, o gosto era horroroso mas infalível! Pena que ninguém aprendeu a fazer rs bjs ótima semana!
ResponderExcluirAmo cebola e alho!
ResponderExcluirUma semana saudável e adorável para vc :)
ai amiga essa combinação não me atrai detesto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas sei q faz mui bem a saude, é q sou relaxada mesmo não me cuido, me policio mas não ten jeito rs bsj querida e boa semana pra vc
ResponderExcluirEu não fico sem esta dupla dinâmica jamais!!!
ResponderExcluirAmo alho, amo cebola... coloco em tudo (ou quase tudo... hahaah)!
Só não é bom pra namorar depois... kkkkkkkkkkk! Mas nada que um Listerine não resolva, né?! rs
Bjks
não cozinho sem esse dois itens,não dá não sai mesmo, rsss, e que bom que eles fazem bem pra saúde, amei o post, um capricho!
ResponderExcluirBeijo no ♥!
Tenha uma semana de sorridentes alegrias !
http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/