Oi gente, tudo bem?
A vida moderna nos impõem algumas restrições.
Uma delas é que poucas mulheres com dupla ou tripla jornada conseguem preparar a comida todos os dias. Logo, elas recorrem a praticidade: alimentos congelados.
Algumas pesquisas mostram que o mercado de congelados está aquecido e cresceu muito na última década.
Além de práticos, a temperatura do freezer ajuda a manter os nutrientes dos alimentos por mais tempo. Mas sempre bate aquela dúvida de estar ou não fazendo a coisa certa.
Aqui vão algumas diquinhas básicas:
- Passo-a-passo do congelamento
A limpeza do freezer é fundamental. Relembre aqui!
Duas soluções caseiras, como o vinagre e o bicarbonato de sódio dão conta do recado. A substância ácida (vinagre) elimina as bactérias, enquanto a básica (bicarbonato) retira o restante dos organismos que sobrevivem no meio ácido.
É indicado material descartável para essa "faxina". Pegue uma bucha nova e um paninho novo também.
Antes de colocar os alimentos no congelador, o ideal é deixá-los limpos e escolher a embalagem certa.
Para as carnes, aves e peixes, o plástico é o material mais indicado. Principalmente, o papel filme (PVC), capaz de evitar bolhas, devido a sua capacidade de aderência às superfícies. É bom preparar as porções que vão ser utilizadas posteriormente. Isso facilita pois nada pode ser “recongelado”, devido ao risco que isso representa.
Já para os alimentos cozidos e pré-cozidos as embalagens laminadas são as melhores, pois são condutoras de temperatura. Dessa forma, o alimento se congela homogeneamente, sem o risco de estragar. A quentinha de papel laminado é ótima para o armazenamento.
Atenção para o congelamento de frutas e legumes. A maioria não deve ser congelada pois perde nutrientes e sabor.
Uma boa dica para não perder o controle do que está no freezer é a etiqueta com data de validade. O armazenamento deve ser feito seguindo a ordem do produto mais recente (no fundo da gaveta) para o mais antigo (na frente da gaveta).
É claro que a maioria das mortais cozinha o feijão nosso de cada dia para a semana todo, não é mesmo, meninas?
A melhor coisa é fazer sem o tempero e nunca cozinhar até o final, tipo com uns 35 minutos mais ou menos já desligue o fogo e divida nos potes que vão para o freezer.
- O que não deve ser congelado
Há alguns alimentos que mudam de textura, sabor e perdem suas propriedades nutricionais com o congelamento. Este é o caso de leite, queijos cremosos, chantilly e iogurtes. A maionese também não resiste a baixas temperaturas.
Entre os legumes, devem ser evitados o tomate, pepino, rabanete e outros mais sensíveis.
As folhas verdes perdem a qualidade com o resfriamento e, muitas das vezes, se queimam com o frio.
- Muito importante:
Nunca coloque um alimento para descongelar na pia da cozinha ou ao sol. O ideal é, um dia antes do preparo, transferir o prato do freezer para a geladeira.
Espero que tenham gostado!
Bjs
Olá, sou dona do Moda ponto. Retribuindo a visitinha, estou seguindo você.
ResponderExcluirBeeijocas
Nossa q dicas amiga, aqui eu vivo perdendo coisas ... podendo congelar direitinho e evitar o desperdício não é mesmo ! rs bjs
ResponderExcluirOI Rê, me desculpe por não ter vindo te visitar... Que chato fiquei chateada comigo agora. Gosto tanto daqui...
ResponderExcluirMas, vamos lá, ameeeeeeeeeei este post acho que complementa o post sobre geladeira que vc fez.
Eu faço as embalagens das carnes igualzinha a primeira foto, separados por quantidade a ser usada e coloco desta maneira no freezer tbm.. Acho que estou certa então.
Duvidas:
-papel aluminio para armazenar alimentos? Diferente mas como faço?
-congelar feijão pode então? Mas eu congelo temperado...
-e descongelo no microondas, seleciono :descongelar.
Amiga desculpe mais uma vez!
Adoroooooooooooooooooooooooooooooo vir aqui.
Beijos grandes ótimo domingo
Amei seu blog Rê!
ResponderExcluirCheio de dicas legais. Agora que o tempo está mais curto tenho que aprender a congelar direitinho. Vou te visitar muitas vezes.
Muito obrigada e um beijo carinhoso
Fefa
femininaefashionrj.blogspot.com