Dia do Farmacêutico

Bom dia, gente!
E é mesmo um ótimo dia: Hoje é dia do Farmacêutico!

Para quem não sabe:
Os Farmacêuticos são profissionais da saúde de tradição milenar, sucessores dos boticários, experts no uso de fármacos e medicamentos e suas conseqüências ao nosso organismo. Podem trabalhar em farmácias, hospitais, indústrias, laboratórios de análises clínicas, cosméticos, distribuição, transporte e desenvolvimento de medicamentos, entre diversas outras funções.
São profissionais peritos no desenvolvimento, produção, manipulação, seleção e dispensação de medicamentos, no controle de qualidade e em diversas outras áreas em que a saúde possa estar envolvida.
Este é o juramento que fazemos quando nos formamos:
“Prometo que, ao exercer a profissão de Farmacêutico, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, gozem, para sempre, a minha vida e a minha arte, de boa reputação entre os homens. Se dele me afastar ou infringi-lo, suceda-me o contrário (Hipócatres)”.
Este é o símbolo da nossa profissão:

A serpente representa a sabedoria, o poder, a ciência e a transmissão do conhecimento; a taça representa a cura.
Eu sou suspeita para falar né gente, pois AMO minha profissão, e AMO ser farmacêutica hospitalar.
O Farmacêutico Hospitalar é o responsável pelas atividades da farmácia de um hospital, bem como todas as atividades que envolvam medicamentos. Tem as funções de selecionar, padronizar, requisitar, receber, armazenar, dispensar e controlar os medicamentos, observando os princípios que regem a qualidade e as boas práticas de armazenamento, manipulação e dispensação. Ele ainda integra diversas comissões hospitalares, como Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Comissão de Farmácia e Terapêutica, ao lado de diversos outros profissionais da área da saúde, como enfermeiros, médicos, nutricionistas etc.
É muito trabalho e muita responsabilidade, mas quando se faz o que se gosta, aquilo que você estudou para fazer e quando seu trabalho é reconhecido, ah, não há dinheiro que pague essa imensa satisfação, a satisfação de que você está trabalhando para o restabelecimento da saúde de outra pessoa que você nem conhece, que você está apenas “vendo” através de um pedaço de papel, que é a prescrição. 
Parabéns a todos pela data de hoje!

Bjs

  1. Olá Rê :)

    Obrigada pela visita :)

    Eu tenho TERROR e não gosto nada, nada de médicos, mas ADORO farmacêuticos, sempre me ajudaram imenso em tudo o que precisei :)

    É tão giro vcs no Brasil terem estes "dias", de todos e de tudo. Aqui basicamente, é o dia da mãe, do pai, da criança, e mais um ou dois que nem me lembro :D

    beijinho grande, e um excelente fim de semana :)

    "Dicas de saúde, beleza, e exercício físico em casa"



    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita! Venha sempre que puderes e/ou quiseres! Ficarei muito feliz! Um FDS iluminado e repleto de bênçãos! Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Bem lembrado ne?
    Tenho uma prima farmaceutica.
    Obrigada pela presença Re.
    Sua visita me enche de alegria.
    Obrigada
    Bjos de luz

    ResponderExcluir
  4. Que Blog interessante!!
    Qtas coisas boas,e otímas dicas
    achei tudo muito bom por aqui
    Já sou sua seguidora,desejo um
    bom final de semana.
    Abraços com carinho RITA!!

    Venha me visitar
    http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. E parabéns pelo dia do farmacêutico!!!

    ResponderExcluir

Olá a todos que visitam o Casa da Rê. Adoro seus comentários.
Se você gostou comenta aí, que eu vou ficar muito feliz.
Se você tem blog, pode me esperar que com certeza irei retribuir a visita.
Se não tem blog deixe seu e-mail que irei retribuir também e agradecer da mesma forma.
Seja muito bem vinda pois a casa é nossa!!!!!!

" Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." - Charles Chaplin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...