Coisa séria

Olá, meninas!

Como vocês sabem, sou farmacêutica hospitalar. 
Acaba que assino por e-mail alguns informativos sobre o tema, ou sobre a área da saúde em geral.
Essa semana recebi um link do Portal Educação que achei bem interessante compartilhar com vocês.


Todo mundo tem em casa alguma "sobrinha" de algum medicamento. 
Um analgésico (dor) ou antitérmico (febre) que o médico passou de sos (uso em caso de dor ou febre), um remédio para aquela cólica mensal que algumas mulheres tem (algumas sortudas não tem), etc....

Mas como vocês guardam esses medicamentos?

Nem sempre as pessoas armazenam os medicamentos da melhor maneira, ou seja, de forma segura.

Aqui vou deixar para vocês umas diquinhas (quero ver se vocês fazem dessa forma, hein, se não vou puxar a orelha de todas) que são simples mas muito importantes:


1 - A maioria dos medicamentos são sensíveis à luz. Conservá-los sempre na embalagem original é essencial. Todo medicamento deve ficar longe da luz direta. 

2 - A umidade é um dos vilões mais importantes que causam deterioração dos medicamentos, as soluções também devem ser protegidas da umidade, mantenha os medicamentos em local seco, de preferência em prateleiras, e lembre-se de afastá-los das paredes, NUNCA guarde medicamentos em armários de banheiros e em cima da geladeira ou do fogão.

3 - Todo e qualquer medicamento deve ser conservado em temperaturas inferiores a 25ºC. No entanto, muitos medicamentos exigem condições especiais de conservação, então sempre é importante ler com muita atenção a embalagem externa, que fala das condições de temperatura e armazenamento. Insulinas são medicamentos de geladeira, quem faz uso deve prestar muita atenção na data de validade, depois de aberta algumas duram um pouco menos de 1 mês. Alguns colírios também duram um pouco menos (devido aos conservantes ou ausência deles).

4 - Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo. 

5 - Medicamentos não devem ser armazenados em hipótese alguma juntos ou próximos de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc. E principalmente LONGE das crianças.



Uma coisa é muito séria, NUNCA tome medicamentos por conta própria ou porque um amigo ou um vizinho indicou, as vezes o que é bom para uma pessoa pode ser bem perigoso para outra. 

Não aconselho que guardem sobras de antibióticos, calmantes, anticoagulantes, antihipertensivos etc. Esses medicamentos devem ser usados somente com prescrição médica.
E uma "dorzinha" de cabeça ou febre intensa ou aquela cólica que te impede de executar suas tarefas diárias, tenham sempre em mente que isso pode ser algo mais sério e um médico deve ser procurado. 

Qualquer dúvida (farmacêutica, é claro) que eu possa responder, estou a disposição.

Bjs

  1. Adorei o post amiga, super informativo vou organizar os meus remedios direitinho agora bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê!
    Hum...
    Tenho uma gavetinha só para eles no banheiro, mas não tenho umidade em alguns lugares da casa longe de água e vapor tenho bem mais.
    Separo por 'dor' rs
    Quanto tenho uma cartela avulsa anoto a validade com caneta permanente, algumas caixas tem a validade tão difícil de ler que fico pensando o que os laboratórios pensam na hora de escolher como será informada a validade.
    Minha caixinha de primeiros socorros é bem grande, do dedão do pé ao cabelo rs
    Nada que necessite de receita.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, cuidado com essa caixinha de "pequenos" socorros hein.... de vez em quando é bom dar uma olhada para ver se continua tudo em ordem. Mas é verdade, eu que trabalho com inspeção de validade no hospital percebo que tem umas caixas que são mesmo de difícil visualização, eu sempre reclamo no SAC, só assim o laboratório pode verificar as falhas e melhorar para os consumidores.
      bjs

      Excluir
  3. Ótimo post Rê...
    Bjs e bom finde!!

    ResponderExcluir

Olá a todos que visitam o Casa da Rê. Adoro seus comentários.
Se você gostou comenta aí, que eu vou ficar muito feliz.
Se você tem blog, pode me esperar que com certeza irei retribuir a visita.
Se não tem blog deixe seu e-mail que irei retribuir também e agradecer da mesma forma.
Seja muito bem vinda pois a casa é nossa!!!!!!

" Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." - Charles Chaplin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...