Hoje é dia das bruxas!




O Dia das Bruxas ou Halloween é um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países como Estados UnidosCanadáIrlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos. 
Entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), portanto acredita-se que assim se deu origem ao nome da festa: Hallow Evening  Hallowe'en  Halloween. 
Logo de cara, a gente já percebe que essa história de "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua portuguesa.

A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos.
Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé.
Essa designação se perpetuou e a comemoração do Halloween, levada até os Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no século XIX, ficou assim conhecida como "dia das bruxas".
O modo como o Halloween é celebrado hoje pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso, foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos à festa. 
Entre os elementos acrescidos, está o costume dos "disfarces", a tradição de pedir um doce, sob ameaça de fazer uma travessura (trick or treat, "doce ou travessura"). Fonte: wikipédia




Alguns outros países incorporaram a data festiva, as pessoas se fantasiam de bruxos, bruxas, caveiras, vampiros e toda sorte de fantasia que lembre o tema de bruxas ou bruxarias.




 Se eu fosse em alguma festa a fantasia, com certeza iria de Mortícia Adams.






  1. Rê adooooro o dia, suas imagens liiiiindonas, a postagem maravilhooosa viu, bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post super informativo e cheio de fotos legais! Parabens! E tb adoro a Mortícia!
    Beijos e te desejo um ótimo dia cheio de boas energias!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  3. Aca no celebramos tanto hallowen. sololos niños salen a pedir dulces. Adoro su blog
    saludos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui também não, mas como o povo adora uma fantasia, tudo é motivo de festa
      bjs

      Excluir
  4. Não tenho boas memórias dessa data :/

    ResponderExcluir

Olá a todos que visitam o Casa da Rê. Adoro seus comentários.
Se você gostou comenta aí, que eu vou ficar muito feliz.
Se você tem blog, pode me esperar que com certeza irei retribuir a visita.
Se não tem blog deixe seu e-mail que irei retribuir também e agradecer da mesma forma.
Seja muito bem vinda pois a casa é nossa!!!!!!

" Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." - Charles Chaplin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...