Amada ou odiada?

Olá Florzinhas, tudo bem?
Hoje o post é voltado para a cozinha.
Amada por uns, odiada por outros, ela é um utensílio INDISPENSÁVEL na cozinha! Quem? Apresento a panela de pressão:


Uma panela de pressão é uma panela na qual os alimentos são cozidos a temperaturas acima do ponto de ebulição da água (100ºC) à pressão ambiente, com um tempo de cozimento reduzido.
Estas panelas são providas de tampas que vedam hermeticamente o seu interior e de válvulas para que escape o vapor e permita a utilização segura. Há uma válvula para controle da pressão e uma válvula de segurança, que se rompe abaixo da pressão máxima que a panela suporta.

Mas qual é a graça dessa panela?
Bom, como são recipientes fechados, conservam o calor e a pressão aumenta. Então a água (e o vapor) em vez de ferver a 100ºC, atinge temperaturas mais altas, de 120ºC. Evidentemente a carne, batata e feijão ou qualquer outro alimento cozinham muito mais depressa (que beleza, logo gastam menos gás e a gente pode aproveitar o tempo com outras coisas). 
Esquema de uma panela de pressão:

- Tampa, vedada com uma argola de borracha; no centro da tampa há uma válvula, que é mantida fechada por um pino relativamente pesado, mas que pode movimentar-se para cima, permitindo a abertura da válvula;
- Válvula de segurança, que só abre em situações extremas, quando a válvula central estiver entupida e houver perigo de explosão.
O alimento é colocado na panela, como uma certa quantidade de água. A panela é fechada e levada ao fogo. O calor da chama aquece toda a panela, elevando a temperatura da água até que ela ferva. Como a panela é totalmente fechada, o vapor d’água que se vai formando não pode dispersar e a pressão interna da panela aumenta: torna-se maior que a pressão atmosférica.
O aumento da pressão faz com que a água no interior da panela entre em ebulição, a uma temperatura acima de 100º C. A pressão do vapor d’água, porém, aumenta até certo limite. Superado esse limite, ela se torna suficientemente elevada para que o vapor levante o pino da válvula central e comece a sair da panela. A partir desse momento, a pressão do vapor se estabiliza porque é controlada pelo escapamento do vapor através da válvula. Em conseqüência, a temperatura no interior da panela também não aumenta mais.
 

Cuidados no uso da panela de pressão
- Atenção com o nível máximo que você pode preencher com alimentos. Um terço da altura da panela precisa ficar livre. Esse espaço é para evitar que o alimento em ebulição não obstrua o caminho de escape da válvula.
- Fique atento ao ruído da panela. Se ele for interrompido de repente, desligue-a e espere esfriar.
- Lave sempre muito bem a válvula, para evitar que ela entupa. Limpe o orifício com cuidado, desobstruindo-o de qualquer sujeira. Limpe o pino direitinho também.
- Quando a panela começar a soltar vapor, abaixe o fogo. Como você já sabe, a temperatura da água não vai mais aumentar.
- A qualquer sinal de escape de vapor pela borracha, troque-a.
- Não abra a panela sem que todo o vapor tenha saído (é o mais importante de tudo que vc está lendo). Se vc guardar somente isso na sua cabeça já terá valido a pena ler o post todo!
- Não permita a presença de crianças dentro da cozinha quando a panela estiver funcionando.
- Consulte sempre seu manual de instruções. Lá você vai ter certeza das informações sobre o uso da sua panela, de acordo com o modelo dela.
Tirei essas informações daqui:

Eu acabei de comprar uma na Loja Americana, o site ta cheio de promoções e ta com 5% de desconto no boleto. Olha ela aí:
Lindona, né?



  1. Nossa adorei seu blog e suas dicas maravilhosas
    criei um blog com varias dicas tambem se puder segue lá bjos
    http://euvouderosachoque.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiiee mto legal seu blog..participandooo!!!
    visita o meu e participa tbm
    http://noivasemakes.blogspot.com.br/

    bjim!!!

    ResponderExcluir
  3. Oieeeeee Re!!!
    Quando o assunto é cozinha eu adoroooooo \o/
    Menina eu não sabia sobre o nível maximo de alimentos dentro da panela rsrs ainda bem que nunca entupi a minha!
    Nossa, agente acha que é só comprar a panela e colocar no fogão mas não é não!!! tem muuuuito o que aprender hehe
    Linda linda sua panela amigaaaaaaa, nossa eu quero uma também kkk

    beijos Re!!!
    Luh

    http://luanaflordemulher.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. ah! confesso que tinha medo de cozinha nela!kkk...
    um trauma de infancia,uma delas esplodio queimou a minha mãe e eu na epoca era pequena
    vim te confida para participa de de concurso que um blog parceiro esta fazerndo é de bichinhos de estimação!

    ResponderExcluir
  5. Aqui em casa ela é super amada Rê, mamis adora e usa muito! E eu acho que os alimentos cozidos além de serem mais saudáveis são saborosos :D
    Que linda a sua vermelha, amei!!!
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá...boa noite!!!! Que legal sua visita "lem casa" adorei!
    Olha...a panela de pressão pra mim é indispensável. Hoje mesmo estou cozendo pinhão em uma das minhas...
    mas a que vc comprou é chic! Adorei...as minhas são aquelas comunzinhas...mas tá dando!
    Adorei o post e saber mais!
    Bjs, uma linda sexta-feira com bons pensamentos!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  7. a panela de pressao eh minha amada!!!!
    ela eh uma mao na roda na nossa vida agitada e com pressa!!!

    bjobjoooo

    ResponderExcluir
  8. adorei o post...foi mto util principalmente hj q encarei ela pela 1º vez...#aprendendoacozinhar

    bjo

    respireecase.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. ai Rê sou doida com uma panela dessas , agora fiquei doida pra comprar , ótimas dicas !
    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  10. Sempre tenho medo de usar, fico achando que vai explodir rsrsrsrs na dúvida eu uso panela noraml rsrsrsrs

    Bom domingo

    ResponderExcluir

Olá a todos que visitam o Casa da Rê. Adoro seus comentários.
Se você gostou comenta aí, que eu vou ficar muito feliz.
Se você tem blog, pode me esperar que com certeza irei retribuir a visita.
Se não tem blog deixe seu e-mail que irei retribuir também e agradecer da mesma forma.
Seja muito bem vinda pois a casa é nossa!!!!!!

" Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." - Charles Chaplin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...